sexta-feira, 30 de maio de 2025

Robô bate recorde no cubo mágico.

 Um grupo de estudantes da universidade de purdue, nos eua, acaba de entrar para o guinness ao desenvolver o robô mais rápido do mundo a resolver um cubo mágico 3x3x3.

Batizado de purdubik’s cube, o dispositivo finaliza o quebra-cabeça em apenas 0,103 segundos — três vezes mais rápido que o recorde anterior de 0,305 s, estabelecido pela mitsubishi electric, no japão, em maio de 2024 F5.


O feito foi homologado pelo guinness world records em maio de 2025, após testes que confirmaram o tempo ultrarrápido, menor que um piscar de olhos. o robô combina câmeras de alta velocidade, motores personalizados e algoritmos que analisam cada face do cubo em frações de segundo, calculando o percurso ótimo para alinhar as cores.


O projeto nasceu em dezembro de 2024, como trabalho final do curso de engenharia elétrica e computação da escola elmore e ganhou prêmio em competição acadêmica. desde então, os alunos (junpei ota, aden hurd, matthew patrohay e alex berta) aprimoraram a máquina, reduzindo a latência dos sensores e acelerando o processamento em 40%.


Além do cubo 3x3, robôs já bateram outros recordes: em novembro de 2024, uma máquina solucionou o relógio de rubik em 0,443 s, também reconhecido pelo guinness.


Já entre humanos, o recorde pertence ao americano volodymyr kapustianskyi, com 1,64 s, alcançado em maio de 2025.


Especialistas afirmam que avanços como este mostram o potencial da robótica e da inteligência artificial para aplicar soluções ultrarrápidas em outras áreas, como montagem industrial, inspeção de manufatura e até cirurgia robótica. à medida que a tecnologia evolui, tempos antes inimagináveis podem se tornar comuns.






Volvo corta 3.000 empregos

 A volvo anunciou na segunda-feira (26/5) um plano de demissões que vai atingir 3.000 funcionários – cerca de 15% de sua força de trabalho global – num esforço para compensar a queda na procura por carros elétricos (evs) e reduzir custos em 18 bilhões de coroas suecas (aprox. r$ 10 bi).

A maior parte dos cortes (mais de 2.000 vagas, incluindo 1.000 de consultores) ocorrerá na suécia, sede da empresa. o impacto financeiro do programa, que envolverá gastos de reestruturação de 1,5 bilhão de coroas (r$ 900 mi), deve aparecer já no segundo trimestre de 2025 e persistir ao longo de 2026.


Esse movimento reforça preocupações com o futuro dos evs: após prometê-los como único produto até 2030, a volvo viu suas vendas despencarem 8% no primeiro trimestre de 2025, segundo dados da agência bloomberg (não oficial).


O cenário global também é desafiador: nos EUA, republicanos da câmara aprovaram projeto de lei para revogar subsídios federais a evs – acabariam créditos fiscais, incentivos a estações de recarga e mineração de baterias – e ainda cobrarão us$ 250 (r$ 1,4 mil) anuais de proprietários.


Analistas destacam que a indústria automotiva vive transição brutal. enquanto montadoras ajustam fábricas e pipelines de produção, consumidores enfrentam preços elevados: hoje, um EV custa em média R$ 300 mil no brasil, segundo pesquisa da fenabrave.


Diante disso, a volvo aposta na eficiência operacional para manter lucros e financiar investimentos em novas baterias e tecnologia de veículos híbridos e autônomos.


A meta da marca segue sendo liderar o segmento premium de evs até 2030, mas o ritmo de corte de custos e a resposta do mercado serão determinantes para seu êxito.






Avião dos EUA ficou 64 dias no ar.

Um drone movido a energia solar da empresa AeroVironment, chamado Zephyr, bateu um recorde impressionante nos Estados Unidos ao permanecer no ar por mais de dois meses seguidos — exatamente 64 dias, segundo dados do Comando do Exército dos EUA.

O voo experimental foi realizado entre junho e agosto de 2022 e teve como objetivo testar novas tecnologias de vigilância e comunicação em altitudes elevadas.


O Zephyr voou a cerca de 21 mil metros de altitude, acima de rotas comerciais e da maioria dos fenômenos meteorológicos.


A aeronave, não tripulada e com estrutura ultraleve, usa exclusivamente painéis solares e baterias para manter-se ativa dia e noite, operando como um satélite atmosférico. Sua missão incluiu testes com sistemas de navegação, estabilidade e transmissões de dados em tempo real.


Embora o recorde de maior tempo de voo contínuo tenha sido quase oficializado, o Zephyr perdeu contato com as equipes de solo momentos antes do pouso, o que impediu o reconhecimento formal pela Federação


Aeronáutica Internacional. Ainda assim, o feito representa um marco tecnológico com potencial militar e civil: de monitoramento climático a serviços de internet em regiões remotas.


Especialistas apontam que, com avanços adicionais, aeronaves como o Zephyr poderão substituir satélites de órbita baixa em certas aplicações, com menor custo e maior flexibilidade.





Robô bate recorde no cubo mágico.

  Um grupo de estudantes da universidade de purdue, nos eua, acaba de entrar para o guinness ao desenvolver o robô mais rápido do mundo a re...